Data de Fundação: 11/05/2001

Local: Porto Alegre/RS

Patrocinadores


» Seja o primeiro patrocinador


Patrocine
este clube
Icon padrinhos eb237fb19a1c69411a2126ddb9e0911d0213cf9312c15df93cec06a6c2a47275

Padrinhos


» Seja o primeiro padrinho


Apadrinhe
este clube

Histórico

A Fundação Tênis é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que realiza um programa social, educacional e esportivo, direcionado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, desde que matriculados e frequentando a rede pública de ensino. Tem como missão promover o desenvolvimento desses jovens, transmitindo e possibilitando a vivência dos Valores Olímpicos – Respeito, Amizade e Excelência – e criando caminhos para que possam reescrever seus projetos de vida. Atualmente, assiste mais de mil alunos, em 11 núcleos no Brasil, sendo nove núcleos no Rio Grande do Sul, cinco em Porto Alegre, dois em Santiago, um em Sapiranga e um em Igrejinha, e dois em São Paulo, um em Santana de Parnaíba e um em São Paulo.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
Em 1º de outubro de 2014, a Fundação Tênis recebeu destacada distinção do Comitê Internacional Pierre de Coubertin (CIPC): a medalha comemorativa aos 150 anos de nascimento de Pierre de Coubertin. Essa honraria é dada a pessoas ou entidades que estão envolvidas e comprometidas com a prática e com a difusão da Educação Olímpica e com ações humanistas.

HISTÓRIA
A Fundação Tênis foi criada por um grupo de oito empresários e profissionais liberais, que idealizavam levar a prática do tênis para os parques. As atividades se iniciaram em outubro de 2000, no Parque Marinha do Brasil, com um projeto piloto desenvolvido para um grupo de cerca de 20 crianças do CEDEL (Centro Diaconal Evangélico Luterano). A Fundação Tênis foi legalmente instituída no dia 11 de maio de 2001.
Desde dezembro de 2008, tem o título de entidade de Utilidade Pública Federal, concedido pelo Governo Federal, o que permite o recebimento de doações dedutíveis do Imposto de Renda e a realização de parcerias e convênios com o Poder Público.

EDUCAÇÃO OLÍMPICA
Em dezembro de 2007, foi firmada a parceria com o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC). Desde então, todas as atividades da Fundação Tênis estão baseadas na Educação Olímpica e, portanto, vinculadas aos Valores Olímpicos, que são Amizade, Respeito e Excelência. As aulas são ministradas duas vezes por semanas, cada uma com duração de 50 minutos. A Fundação Tênis é a primeira instituição no Brasil certificada pelo CBPC como instituição que desenvolve o Olimpismo ou a Educação Olímpica.

GESTÃO COMO DIFERENCIAL
A parceria firmada com a Qualitin, em dezembro de 2003, fez com que a Fundação Tênis se voltasse para a Gestão pela Qualidade, passando a trabalhar com planejamento, processos, itens de controle, indicadores, resultados e metas. Seminários de capacitação são realizados de quatro em quatro meses para que nossos profissionais dominem processos e ferramentas, o que repercute na maior eficiência do trabalho junto às crianças.

MANTENEDORES E APOIADORES
A Fundação Tênis conta com o suporte financeiro de pessoas físicas, chamados de Padrinhos, e de pessoas jurídicas, que se dividem em Mantenedoras e Apoiadoras. Essas doam seus produtos e serviços. O time de Mantenedores da Fundação Tênis é formado por Gerdau, Associação Leopoldina Juvenil, Banrisul, BNP Paribas, Confederação Brasileira de Tênis - CBT Correios, CCR Via Oeste, Évora, Lojas Colombo, Petiskeira, Piccadilly, Sulgás, White Martins e XP Investimentos. Muito desses aportes financeiros são realizados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e da Lei do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O Projeto Tênis e Cidadania, desenvolvido pela Fundação Tênis, é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Socioambiental da Petrobras.