Data de Fundação: 28/03/2007

Local: São Paulo/SP

Patrocinadores


» Seja o primeiro patrocinador


Patrocine
este clube
Icon padrinhos eb237fb19a1c69411a2126ddb9e0911d0213cf9312c15df93cec06a6c2a47275

Padrinhos


» Seja o primeiro padrinho


Apadrinhe
este clube

Histórico

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atende crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down, na cidade de São Paulo.
O principal objetivo do Instituto é a inclusão social e cultural de pessoas com deficiência intelectual. Para atingir esse objetivo, o IOK desenvolve projetos de artes e esportes.
Nas atividades de artes, os objetivos são: divulgar a diversidade cultural e artística de nosso país, ampliar o acesso à cultura, incentivar o exercício da arte e ampliar os canais de comunicação e expressão da pessoa com deficiência intelectual através dos programas Pintou a Síndrome do Respeito e Resgatando Cultura.
Nas atividades de esportes, os principais objetivos são: o incentivo à prática esportiva - Karate-Do e Tae Kwon-Do -, o estímulo ao desenvolvimento motor e a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência.
Com essas atividades, o Instituto procura garantir as condições de participação social da pessoa com deficiência intelectual e sua inclusão na sociedade da qual ela faz parte e tem condições de participar mais efetivamente.
Além disso, o IOK desenvolve a articulação de redes de apoio para geração de renda e inclusão no mercado de trabalho, através de parcerias com instituições que promovem o aprendizado de uma habilidade profissional.

PREMIOS

SALVA DE PRATA

No ano de 2014, a Câmara Municipal de São Paulo outorgou SALVA DE PRATA ao Instituto Olga Kos, pela realização de relevantes serviços à sociedade paulistana através da inclusão social e cultural de pessoas com deficiência intelectual, principalmente àquelas com Síndrome de Down, ao desenvolver projetos artísticos e esportivos, os quais contribuem para a melhoria da qualidade de vida destes cidadãos.

CMDCA

Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social 1 º lugar em nossa região no 2º Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social do Ministério do Esporte.

PONTO DE CULTURA INSTITUTO OLGA KOS DE INCLUSÃO CULTURAL

O Ministério da Cultura contemplou o projeto “Pintou a Síndrome do Respeito” do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural como Ponto de Cultura.

CONCURSO PÚBLICO

Realizamos o primeiro CONCURSO PUBLICO NACIONAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
INTELECTUAL - Parceria com o CRECI - SP em 2009.
Rl: (11) 3081-9300
www.institutoolgakos.org.br
PELA ARTE SE INCLUI
A Secretaria de Estado da Cultura, por meio de sua Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, lançou em 2011 a campanha “Pela Arte se Inclui”. O Instituto Olga Kos está entre os escolhidos, fazendo parte do livro que reúne exemplos de que a arte também pode ser um meio para a inclusão social deste segmento da população.

PRÊMIO ARETÉ

APOIO A EVENTOS CULTURAIS EM REDE, pelo Ministério da Cultura Secretaria de Cidadania Cultural em 2010.

PONTÃO DE CULTURA INSTITUTO OLGA KOS DE INCLUSÃO CULTURAL

O Ministério da Cultura contemplou o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural como Pontão de Cultura através do programa Cultura Viva.

PRÊMIO TUXÁUA

CULTURA VIVA 2010 Mobilização e articulação com atuação em rede junto a Pontos de Cultura de todo Brasil.

PRÊMIO LIF 2013

O Prêmio LIF foi concebido em 2002 pela Câmara de Comércio França-Brasil com o objetivo de estimular, por meio do destaque e visibilidade dados aos projetos inscritos, sobretudo aos
vencedores, a criação e/ou multiplicação de iniciativas que promovessem uma transformação em prol de melhores condições para as pessoas e a sociedade. O Instituto Olga Kos conquista o 3º lugar da categoria “Apoio às Comunidades Locais” do XII Prêmio LIF.

ORDEM DO MÉRITO CULTURAL

Ministério da Cultura. Reconhecimento do Governo Federal a personalidades, grupos artísticos,iniciativas e instituições que se destacaram por suas contribuições à Cultura brasileira em 2009. Vale destacar que o Programa de Artes do Instituto Olga Kos recebeu o PRÊMIO CULTURA E SAÚDE do Ministério da Cultura, pelo Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania - CULTURA VIVA em 2008 e 2010, sendo o único a ganhar “NOTA 100” na região Sudeste.