Data de Fundação: 01/01/1999

Local: Caxias do Sul/RS

Patrocinadores


» Seja o primeiro patrocinador


Patrocine
este clube
Icon padrinhos

Padrinhos


» Seja o primeiro padrinho


Apadrinhe
este clube

Histórico

No Brasil, o Levantamento de Peso Básico começou a se desenvolver na década de 60, sendo ainda pouco difundido e tem muito preconceito sobre a sua prática. Porém, nas últimas décadas, está ocorrendo um fenômeno positivo que é a maior inclusão de atletas nos Campeonatos de Esporte de Força. Há 20 anos tinha em média, 50 atletas nos Campeonatos Brasileiros e 02 atletas nos Campeonatos Mundiais. Há 10 anos tinha em média 90 atletas nos Brasileiros e 04 atletas nos Campeonatos Mundiais.

No ano de 2007 de forma inédita, com o apoio do Ministério do Esporte, participaram 14 atletas da Seleção Brasileira, que obtiveram ótimos resultados no 16º Campeonato Mundial W.N.P.F. de Levantamento de Peso em Atlanta – USA. Em 2014, foram 16 atletas da Seleção Brasileira que disputaram o Mundial WNPF por conta própria e 06 atletas disputaram o AAU com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, ambos nos Estados Unidos.

A Confederação Brasileira de Esporte de Força é filiada a W.N.P.F. e A.A.U. que são federações internacionais, com sede nos Estados Unidos que administram o desenvolvimento do esporte de força a nível internacional e promovem os Campeonatos Mundiais de Levantamento de Peso. Essas competições internacionais contam com a participação das melhores equipes do mundo, estimando em média 300 atletas oriundos dos diversos países. Devido ao posicionamento no ranking internacional, no Mundial W.N.P.F. já garantiram vaga, os seguintes países: Estados Unidos, Porto Rico, Brasil, Canadá, República da Geórgia, Guatemala e Inglaterra. No Mundial A.A.U. os países que garantiram vaga para participação em 2015 são: Áustria, Brasil, Bahamas, Canadá, Costa Rica, Equador, Eslováquia, China, Japão, Índia, Turcomenistão, Kuwait, Finlândia, Grécia, Ucrânia, Sri Lanka, México, Filipinas, França e Grã-Bretanha.

A C.B.E.F., desde a sua fundação, sempre participou de todos os Campeonatos Sul-Americanos, Pan-Americanos e Mundiais, apesar de levar um número de atletas bem reduzido, pois nem todos tinham recursos próprios ou de patrocínios para competir no exterior. Os atletas da C.B.E.F. na última década, tem se destacado com ótimos resultados e sempre houve a conquista de um título de Campeão Mundial nos Campeonatos Internacionais em que participaram, salvo raras exceções. Os atletas destacam-se por seu alto nível de desempenho em competições internacionais, porém nem sempre tem as melhores condições de treinamento, pois a maioria dos atletas não pode se dedicar exclusivamente aos treinos, em função de necessitarem trabalhar para poder subsistir.