Notícias

CORRIDA DE RUA TORNA-SE PAIXÃO NACIONAL

- Com informações da assessoria




A cada ano, o Brasil ganha novos adeptos da corrida de rua, um dos esportes que mais cresce no país por causa da sua praticidade e economia. Os últimos dados da Federação Paulista de Atletismo mostram um crescimento de 15,35% no número de corredores nos eventos de 2014 em relação a 2013. Foram 598 corridas realizadas no estado de São Paulo, contra apenas 11 em 2001, ano em que a pesquisa foi realizada pela primeira vez.

“Não é à toa a elevação do esporte, afinal, basta ter um par de tênis e um pouco de vontade para começar”, ressalta Ricardo Montanheiro, gerente de produtos da unidade MIP (medicamentos isentos de proteção) do Aché Laboratórios. 

E o Aché patrocina os principais circuitos de rua do país, levando mais de 120 mil pessoas a correr. “Fechamos o ano com um número surpreendente de novos esportistas, provando que a corrida de rua realmente é uma opção para os brasileiros. Com custos reduzidos, algo importante em tempos de crise, correr não só traz benefícios à saúde, como estimula novas amizades e hábitos de vida”, afirma Ricardo Montanheiro.

VAI COMEÇAR A CORRER?

Antes iniciar o esporte, é importante tomar alguns cuidados, como se consultar com um médico e fazer uma avaliação completa. Liberado dessa etapa, o segundo passo é procurar um profissional de educação física para traças metas, aprender a melhor forma de praticar a atividade, evitando possíveis lesões e potencializando os resultados. Confira, abaixo, algumas dicas do educador físico e personal trainer Eduardo Rodrigues:

- Quem não está acostumado, deve começar caminhando e somente depois do tempo determinado pelo preparador físico, intercalar com a corrida;

- As roupas precisam ser leves, assim o praticante terá liberdade nos movimentos;

- É necessário que o tênis seja especial para corrida, pois auxilia na absorção do impacto gerado pelas passadas – uma forma de prevenção de lesões;

- Informe-se com o educador físico sobre quais as melhores formas de alongamento (antes e pós-atividade física) e outros tipos de exercícios importantes que serão associados à corrida;

- Durante os passeios e/ou corridas, hidrate-se. Abuse da água.